Segurança em Ressonância Magnética

Como muitos sabem a ressonância magnética acontece com a ajuda de um campo magnético (em breve um post explicando a física básica de RM). 
O campo magnético de um aparelho de 1,5 tesla tem 15000 Gaus que é  5000 vezes mais forte campo magnético da Terra que tem 0,3 Gaus.
Muitas vezes com o passar do tempo esquecemos o quão perigoso pode ser a entrada de objetos metálicos na sala de RM.
Antes de continuar com o post sobre segurança quero colocar três definições básicas sobre metais: 

Paramagnéticos - são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc. 
Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc. 
Ferromagnéticos – as substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes das características dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais se imantam fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.


Devido essas diferenças que alguns metais podem entrar na sala de RM e outros não.


Os objetos ferromagnéticos quando colocados dentro de uma sala de RM se tornam projéteis podendo causar grandes acidentes e até a morte.
Exemplos:






Carrinhos de parada, torpedos de oxigênio, macas e cadeiras de rodas não compatíveis com RM são os maiores causadores de acidentes.


Normalmente as portas das salas tem sinalizações grandes e fáceis de entender do que se pode ou não adentrar. 



LEMBRE-SE MESMO QUE O APARELHO DE RESSONÂNCIA ESTEJA DESLIGADO O CAMPO MAGNÉTICO CONTINUA ATIVO. 

Este post já esta longo continuarei falando de segurança em outro post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre T1 e T2

Esteatose hepática