Sequência Spin Eco SE


Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje vamos desvendar o mundo das sequências Spin Eco (SE). Elas foram criadas em 1950 por Hahn para realização de espectroscopia por ressonância magnética nuclear.

São caracterizadas pela aplicação de um pulso inicial (excitação) de RF de 90°, seguido de um pulso de RF de 180° e a coleta de eco (pulso RF 180° individual gera um único spin eco). Cada linha do espaço k é preenchida a cada TR e o contraste T1 e T2 são determinados pelo TE e TR.



É possível gerar até quatro ponderações de imagem por TR variando os TE. São menos sensíveis a falta de homogeneidade do campo magnético.

Uma das aplicações dá sequência SE que muitos não conhecem ou não se atentamente são os cortes radiais fortemente ponderados em T2 utilizados no protocolo de colangio RM. Com um TR mínimo e um TE de aproximadamente 900ms é possível saturar todo o tecido que está próximo às vias biliares deixando somente ela com hipersinal.

Outra aplicação muita usada da sequência SE é na RM de crânio com a ponderação de Densidade de prótons DP para visualização de depósito de cálcio nos núcleos da base para auxiliar no diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA).

A sequência SE é considerada o padrão ouro dá imagem porém não é muito utilizada na rotina devido ao longo tempo de aquisição.

Compartilhe conosco outras aplicações que vocês conhecem dá sequência SE e informações adicionais que julguem necessário.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre T1 e T2

Esteatose hepática

Segurança em Ressonância Magnética