Espaço K

Logo quando iniciamos o aprendizado de RM aprendemos que durante a realização da sequência as informações são guardadas no espaço K para depois serem reconstruídas aparecendo as imagens que estamos habituados. 

Mais você sabe o que é o espaço K?

O espaço K é um conceito abstrato, podemos visualizá-lo na forma de uma matriz. Cada linha dessa matriz será preenchida com um eco coletado na sequência de pulso.

É importante deixar claro que não existe correspondência entre um ponto no espaço K e um ponto na imagem, em cada ponto existe informação de todo o corte. 

Quanto maior o número de linhas do espaço k, maior é quantidade de sinal coletado e maior o tempo necessário para realizar esta coleta. 

O espaço K está dividido em 3 parte: uma zona central que é responsável pelo contraste da imagem e duas zonas periféricas que são responsáveis pela resolução da imagem.

Em uma sequência podemos utilizar mais de um espaço K, para determinar a quantidade alteramos a quantidade de NEX, N. de aquisições, NSA. O fato de passarmos o número de NEX de 1 para 2 faz com que o tempo de aquisição dobre e a relação sinal ruído aumente cerca de 40%.

Dependendo do tipo de sequência de pulso utilizada o espaço k será preenchido de uma maneira.


Irei falar mais sobre os diferentes tipos de preenchimento de espaço K em outro post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre T1 e T2

Esteatose hepática

Segurança em Ressonância Magnética